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27º Congresso Interamericano de Relações Públicas

| 0 comentários | domingo, 29 de agosto de 2010
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O Planerjarte convida a todos a participar do 27º Congresso Interamericano de Relações Públicas este evento é uma parceria o Confiarp e a ABRP/DF e será realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, na cidade de Brasília/DF, na data dos dias 26 a 30 de setembro.
O congresso tem como tema: "Relações Públicas e Novos Paradigmas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade" e sua programação será voltada ára a construção de novos tempos para a Relações Públicas. Muitos profissionais renomados estarão participando do encontro e das discussões sobre a profissão.
Este envento é muito importante para profissionais e alunos, pois trará em discussão a profissão e todos as áreas que o Relações Públicas atua.


Site para mais informações: http://abrp.com.br/cong/

Postado por: Planejarte

Audiência Pública em Porto Alegre discute o futuro da profissão de RP

| 0 comentários | terça-feira, 24 de agosto de 2010
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Mais de 100 profissionais, professores e estudantes participaram de audiência pública em Porto Alegre na manhã de hoje, para discutir a renovação dos cursos superiores de Relações Públicas brasileiros.

Realizada pelo MEC e pela Comissão de Especialistas em RP, a audiência ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e discutiu: O perfil desejável do profissional de Relações Públicas diante das transformações políticas, culturais, sociais e tecnológicas contemporâneas; As competências a serem construídas na formação superior desse profissional em termos de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores; e os Mecanismos e instrumentos de formação desse profissional pela academia.

O diretor geral da Aberje, professor da ECA-USP e membro da Comissão, Paulo Nassar, apresentou seu artigo “O Profissional de Relações Públicas no ambiente corporativo global” como contribuição para as discussões da audiência, que pode ser verificado no link: http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=314&ID_COLUNISTA=28

Ainda serão realizadas quatro audiências para escutar a sociedade civil, a academia, o segmento de mercado específico dessa área e entidades que representam a categoria profissional. A próxima audiência pública será realizada no dia 27 de agosto (9h às 12h) em São Paulo, no auditório Ernesto Igel do CIEE. O endereço é Rua Tabapuã, 540 – Itaim Bibi. Participe! Efetue a sua inscrição até o dia 25 de agosto pelo e-mail: emiliana@aberje.com.br

Clima Organizacional, você já viu o da sua empresa?

| 0 comentários |
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O Portal RH serviu , mais uma vez como inspiração para esse blog.
Aliás, para qualquer um que se interesse por comunicação interna e bem estar organizacional, esse site é um achado!

Continuando com o assunto do post anterior, para realizar um planejamento de comunicação interna, não existe passos certos, é necessário verificar cada elemento da empresa para descobrir qual a linguagem e tipos de ações devem ser uilizadas.

Uma variável que vem sido discutida amplamente em portais voltados a comunicação interna é o Clima Organizacional.
Normalmente, é mais difícil a aceitação e consolidação de uma campanha interna quando o Clima Organizacional é desfavorável, mais ainda, a produtividade decai banstante em um período desses.

De acordo com Portal RH os principais causadores de um clima improdutivo são "os problemas de relacionamento entre colegas, gestores e subordinados, a falta de uma comunicação eficiente, as atitudes negativistas e a instabilidade emocional"

É necessário, portanto conhecermos os índices de um clima improdutivo, para a fácil identificação e melhoria
» turnover (perda de talentos)
» reclamações trabalhistas
» retrabalho, desperdício
» perdas diversas


e o clima organizacional da sua empresa, como está?

Postado por: Caroline e Rosely

E a Comunicação Interna em sua Empresa, como anda?

| 1 comentários | quinta-feira, 19 de agosto de 2010
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Ao Ler uma matéria bastante interessante no Portal RH, achamos interessante postarmos como muitas vezes, as táticas apresentadas, tanto aqui no Blog, como em livros e sites empresariais falham. Por que?

Pessoas são complicadas, tem motivações próprias, têm atritos entre si, problemas pessoais e muitos outros aspectos as fazem ficar desmotivadas consigo mesmas e com sua função.

De acordo com a matéria, dois em cada três executivos já pensaram em se demitir. Essa, é, sem dúvida uma afirmação que muito diz sobre as organizações hoje em dia, que muito fazemos para a otimização da comunicação interna, mas grande parte disso está sendo feito ou errôneamente ou com a estratégia errada.

A parte mais interessante, acreditamos, dessa matéria é a afirmação de que as ferramentas estão sendo supervalorizadas hoje em dia, muitos acreditam que apenas com a construção de um jornal mural ou revista institucional todos os problemas estarão resolvidos. Errado.


Existe algo que não pode nem deve ser substituido, e isso é a comunicação direta, cara a cara. Desde o momento de entrada até o desligamento do colaborador, deve-se estimular a conversação e contato com todos os colaboradores, estabeler uma relação genuína e com troca de feed-back. Esta relação deve também ser passada aos veículos, para assim, consolidá-los como um facilitador, e não uma substituiçaõ do contato humano.
Postado por: Carol e Rose

Como agir quando a comunicação interna de sua empresa não vai bem?

| 0 comentários | quarta-feira, 18 de agosto de 2010
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Atualmente, algumas organizações possuem certa dificuldade para diagnosticar quando a comunicação interna não está indo bem ou mesmo quando não está dando os resultados necessários para que os objetivos da organização sejam alcançados.

A grande dificuldade das organizações é que a tomada de decisões em busca de resolver este problema impacta em todo o setor de comunicação interna, mesmo podendo ser levada por qualquer pessoa da comunicação, muitas vezes pode ser entendida de maneira equivocada pelos demais colaboradores.

Neste caso, é necessário que haja uma presença constante de um profissional de Relações Públicas sendo responsável pela área, de modo que a obtenção de resultados se faça primordial. A comunicação é um dos maiores e importantes processos para a excelência das ações e atividades das organizações, por isso quando existe algum fator que pode denegrir a organização é necessário informar aos públicos de dentro para fora, mas de uma forma que alcance a todos.

São medidas simples que quando necessárias fazem muita diferença na solução dos problemas. Ao menos elas se sentem notadas e trabalham com foco no crescimento das empresas e de sempre utilizar-se da comunicação como recurso principal para as ações dentro da organização, sejam elas possíveis geradoras de crise ou não.


Autoras: Giulia Morais e Gláucia Mendes

Vocês já pensaram nos significados conotativos das palavras colaborador e empregado?!

| 0 comentários | sexta-feira, 13 de agosto de 2010
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Antigamente as empresas chamavam os que para ela trabalhavam de funcionários ou empregados, palavras que sempre remeteram à pessoas que trabalham para o negócio de um chefe, somente mão-de-obra mesmo, força de trabalho, produzindo para o lucro dos donos da empresa. Isso mostrava a tamanha falta de voz, opinião e direito de tomada de decisão que essas pessoas tinham dentro de seus empregos.
Sabemos que, com o passar dos anos isso mudou, os “patrões” foram percebendo que quanto mais engajados, motivados e envolvidos seus “funcionários” estivessem mais eles produziriam, não só pela qualidade de vida que adquirem, mas também por se sentirem parte do negócio. A partir desse momento as empresas começam a perceber que elas não podiam ter “meros” empregados, que só obedecem, elas precisavam transformá-los em colaboradores. Logicamente, hoje ainda, tem muitas empresas que não perceberam isso.

Colaborador faz parte da empresa, colabora com o negócio, pois está envolvido nele, ele não trabalha só pelo lucro do patrão, mas porque acredita no lugar onde está, nos seus objetivos e princípios. Tem voz, fala e é ouvido. OK, sabemos que isso tudo não acontece na grande maioria dos casos, mas era o que DEVERIA, em tese acontecer, mas isso é assunto para outro post. Assim, a mudança de nomenclatura para designar quem trabalha para as empresas mudou, pois os papéis mudaram.

Fazendo um gancho com o post anterior da Intranet, é importante ressaltar que nós, RPs que trabalhamos com Comunicação Interna, devemos lembrar que estamos falando com COLABORADORES. Pessoas que querem saber coisas específicas, querem crescer, aprender, se motivar e nós devemos dar a chance disso, usando nossos meios de comunicação, sabendo efetivamente o que eles querem. Errado é pensar que o que achamos interessante é interessante para quem trabalha conosco.

Autoras: Amanda Salomão e Laura Vitto


E a Intranet?

| 0 comentários | terça-feira, 10 de agosto de 2010
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Bom, todos sabemos, na teoria, que a intranet deveria ser um lugar “mega” interativo, aonde os colaboradores vão com a certeza de sanar suas dúvidas e se informar sobre a empresa. Esse portal interno deveria ser o retrato da empresa, suas ações e princípios, mas na maioria das vezes isso não acontece. Na grande parte dos casos, os portais internos são ferramentas de comunicação jogadas às traças pelos colaboradores, ninguém entra, porque quando resolvem dar uma “passadinha” vem só aqueles conteúdos “chatérrimos” e de nenhum interesse comum...

A culpa é deles que são desinteressados?! Lógico que não, a culpa é nossa, é de quem faz a comunicação interna dessa empresa, que não pensou em ver o que os colaboradores querem, buscam e precisam saber e ver realmente. Uma intranet deve ser feita para os colaboradores, ou seja, tem que facilitar e ajudar em seu trabalho, possibilitar a interface com os outros membros da empresa e qualquer outra coisa que eles sintam que necessitem devido ao ramo empresarial.

Essa nova era digital nos traz inúmeras possibilidades, temos que saber visualizar, com um bom planejamento e medição de resultados, quais realmente seriam eficazes em nossos negócios.

Leia uma matéria super interessante sobre o assunto na revista "Comunicação Empresarial" da Aberje. Segue o link para download:

http://www2.ideavalley.com.br/aberje/flip/?idEdicao=029167c043f9aa55b0eedfe48e18ca26&idCaderno=&page2go=1



Autoras: Amanda Salomão e Laura Vitto






Comunicação da Liderança

| 0 comentários | quinta-feira, 5 de agosto de 2010
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A comunicação interna, para ser completa e eficaz não basta apenas ser feita com bons instrumentos, é preciso que a liderança esteja diretamente ligada a ela. Além da clareza e da forma como são transmitidas as mensagens dentro da organização, a maneira como o líder se comporta quando se comunica faz toda a diferença.

É fundamental que os líderes mantenham uma comunicação constante com os colaboradores, e não apenas em ocasiões como crises, eventos, ou outros momentos especiais. Dessa forma, as pessoas irão relacionar a liderança ao seu discurso, o que torna mais fácil a absorção dos valores e diretrizes da organização.

“Uma Comunicação de Liderança é uma mensagem de importância significativa que flui do líder para os interlocutores chave - empregados, clientes, investidores, e em alguns casos o grande público. Esta mensagem pode vir através de diversos meios, tais como: um e-mail, na conversação um a um, ou em um discurso para milhares”. Marco Antonio Livizzaro - http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/3467/comunicacao-de-lideranca.html

Autoras: Fernanda Wolf e Renata Torres


Estamos de volta

| 0 comentários | terça-feira, 3 de agosto de 2010
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Estamos de volta com nossas postagens semanais e iniciamos esse semestre com um texto sobre a Eficácia no envio das mensagens corporativas

Muitos profissionais de comunicação que não necessariamente trabalham com comunicação interna, entendem essa área como algo restrito às ferramentas utilizadas para passar informação. Porém, raramente são tomados os devidos cuidados para que cada mensagem seja absorvida por todos os colaboradores e gere os resultados esperados.

O plano ideal é um estudo completo das políticas da empresa, aliado aos comportamentos e posições da liderança e um planejamento cuidadoso dos veículos, da linguagem e do layout do veículo escolhido para transmitir a informação.

Ou fator de extrema importância é pensar em cada colaborador como “peça” única e essencial para a organização. É precioso aliar as mensagens que dizem respeito aos interesses da organização com informes sobre assuntos relacionados ao cotidiano, à vida fora da empresa, como dicas de saúde, de turismo, de gastronomia, etc.

Autoras: Fernanda Wolf e Renata Torres


 

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