Hello Guest! Welcome to our Website.
Something you might want to know about us.
Don't be hesitated to contact us if you have something to say.

Código de Ética Empresarial

| | quarta-feira, 8 de setembro de 2010
|


Foi em 1970 nos EUA que surgiu a necessidade pela ética nas organizações, devido aos escândalos relacionados a suborno e corrupção de empresas americanas, principalmente se tratando da concorrência. Já no Brasil esse processo foi mais tarde, em 1990.
Com isso podemos logo afirmar que a reputação de uma empresa está diretamente veiculada com a postura ética. Pois a ética reflete no comportamento das pessoas, e se estamos falando do mundo corporativo – o comportamento dos colaboradores é fruto da cultura organizacional instaurada na organização.
Ao elaborar um código de ética a organização deve perceber que os fatos que geram “energia” para a sobrevivência devem estar todos ligados, caso não estejam é neste momento que as práticas/valores são alinhados; assim unificando e singularizando a IDENTIDADE ORGANIZACIONAL = práticas, comunicações e expressões.
Toda organização tem um código de ética informal, que encontramos e identificamos de forma “subentendida”, o nosso papel é deixar esse documento explícito. O importante é o registro, por escrito, da informação e disponibilizá-la para todos por meio de ações relacionamento, aproximação e identificação, para que sua divulgação e compreensão sejam de forma unificada para todos os colaboradores.

Este documento traz respostas da organização para:
- O que é justo e injusto
- O que é certo e errado
- O que é lícito e ilícito
- O que se espera dos funcionários e dos dirigentes
- Demarcam padrões culturais validados
- Incentivam políticas e valores
- Orientam as relações com stakeholders
- Anunciar o que será recompensado
- Inibir racionalizações individuais

A participação da alta liderança na etapa de elaboração quanto durante o processo e pós nas atitudes, ações e tomadas de decisões são de extrema importância para o departamento de comunicação no sucesso de implantação. Pois é comprovado por estudos de John Kotler que a participação/comportamento da liderança representa 55% na mudança de comportamento dos demais envolvidos com a organização.

Acesse o link e confira as 500 maiores empresas e suas práticas do código de ética e sustentabilidade: http://www.eticanosnegocios.org.br/sitenovo/in_pesquisa_02.html



Fonte: Aula Código de Ética – Profª Esp. Ágatha Camargo Faculdade Cásper Líbero
Autoras: Amanda e Laura

0 comentários:

Postar um comentário

 

Labels

Followers