Hello Guest! Welcome to our Website.
Something you might want to know about us.
Don't be hesitated to contact us if you have something to say.

Conhecimento, uma forma de engajamento e motivação

| | domingo, 12 de setembro de 2010
|

Nós que trabalhamos com comunicação interna, ouvimos e profetizamos que é de extrema importância fazer ações que aproximem a liderança dos colaboradores e vice e versa, que facilitem e engajem a comunicação, que devemos criar novas ferramentas, mantê-las sempre atualizadas e atrativas aos olhos de toda a organização, receber feedbacks e dá-los. Mas não podemos esquecer uma ação fundamental, ensinar os colaboradores a interagirem com tudo que nós criamos! Como eles vão participar da ação, utilizar a nova ferramenta se não foi feito um treinamento ou dada a instrução de como isso deve ser feito?!

Mas como fazer isso em grandes empresas!? Afinal marcar treinamento para todos os colaboradores ficaria inviável em alguns casos, por causa das horas de trabalho, turno, coisas a fazer, etc. O treinamento é sim uma opção no caso de novas ferramentas, mas muitas vezes ele só acontece para pequenos grupos como liderança ou grupos que mais irão lidar com o novo canal. Temos que ter em mente que muitas vezes a preparação dos colaboradores não precisa ser feita de forma rígida, séria e rigorosa, pelo contrário ações leves e divertidas facilitam e motivam o aprendizado.

Uma boa saída, para novos canais de comunicação – por exemplo, é a distribuição de minis manuais com a descrição de como usar a ferramenta, o que ela faz e contêm, isso incentiva o uso e a curiosidade, afinal não são todos que se motivam em aprender “interagindo” com a ferramenta. Esses manuais podem ser feitos digital ou fisicamente, com uma linguagem mais descontraída ou mais séria, tudo dependendo do estilo de sua empresa.

Muitas organizações já adotam essa prática, sendo que ela pode ser feita até mesmo para o público externo, em caso de empresas de serviço, condomínios, lojas e etc. Não podemos esquecer que a disponibilização e divulgação de informações sobre tudo, aguça a curiosidade, motivando seu uso, ou , no mínimo, seu conhecimento.


Autoras: Amanda e Laura

0 comentários:

Postar um comentário

 

Labels

Followers