Hello Guest! Welcome to our Website.
Something you might want to know about us.
Don't be hesitated to contact us if you have something to say.

Copa do Mundo 2010, empresas se adaptam para poder torcer pelo Brasil nos jogos.

| | quinta-feira, 24 de junho de 2010
|


Em junho de 2010, ano de Copa do Mundo, e a nação inteira se volta para os jogos de futebol. Mudam-se as rotinas, as pessoas ficam imensamente patriotas e todo o mundo entra em clima de festa. Certo?
Mas como conter isso no ambiente de trabalho? Como passar por este e outros grandes eventos que acontecem sazonalmente, sem que a produtividade no trabalho se desestabilize?Existem muitas organizações, em todo este período em que ocorrerá a Copa, os colaboradores irão assistir aos jogos do Brasil no próprio local de trabalho e junto com todos os demais. Já em outras, os colaboradores serão dispensados, mas depois precisarão repor as horas de trabalho. Essas duas opções foram planejadas nas organizações para que não houvesse nenhuma dúvida, mas sempre existem os questionadores da tomada de decisão de seus chefes ou gerentes.

As empresas não podem e nem devem descontar horas de seus funcionários na época dos jogos, a não ser que tenham feito um acordo prévio a respeito disso. O desconto das horas de trabalho não pode acontecer quando a empresa tratar o assunto como uma “liberalidade”, ou seja, dispensar a todos como um benefício.

É importante ressaltar que o colaborador não pode simplesmente faltar sem dar explicações pela sua ausência, principalmente nos dias dos jogos. Isso até pode lhe render uma advertência ou se persistirem as faltas, a demissão por justa causa. Outro detalhe que também deve ser lembrado é que se a organização resolver liberar alguns colaboradores e outros não, ela deverá explicar a todos o motivo de sua decisão. Desta maneira, se a informação for passada corretamente para o público interno não haverá nenhuma crise ou mal estar no ambiente de trabalho.

Gláucia Mendes

Grupo Planejarte

4 comentários:

Guiih disse...

Ótima apresentação da relação Copa do mundo - Empresa

Unknown disse...

Realmente em tempos de copa o país simplesmente pára e o questionamento que sempre fiz foi sobre o rendimento da empresa nesse período sem trabalho nos horários dos jogos.

Unknown disse...

É uma questão bem polêmica, ou seja, todos querem ver os jogos o que atrapalha muito são os horários do mesmo. tem que ter mesmo uma negociação com a empresa pra ninguém sair perdendo.Enfim adorei seu trabalho, bem lembrado a questão de ter que voltar ao trabalho no fim das partidas,sem falar que é bem complicado né...!!?

Rubia Pria disse...

Acho que vale a pena a discussão e a negociação com os funcionários. Desde sempre, muitas empresas liberam seus funcionários para assistirem aos jogos da Copa, por isso, ser inerte ao acontecimento não é legal. Da mesma forma, é necessário se atentar ao fato de a produção cair em grande escala. Acho que a principal solução é criar horários alternativos.

Postar um comentário

 

Labels

Followers