Hello Guest! Welcome to our Website.
Something you might want to know about us.
Don't be hesitated to contact us if you have something to say.

Mídias Sociais na comunicação interna

| | domingo, 6 de junho de 2010
|


A tendência na comunicação atualmente são as chamadas mídias sociais, que são os sites de relacionamento como Orkut, Facebook, Twitter e os próprios blogs. Algumas empresas já são case de sucesso de ralcionamento com clientes via essas novas mídias, outras ainda estão aprendendo a lidar com elas e algumas ainda são relutantes em aderir o novo movimento.

Mas, as mídias sociais são apenas para estreitar relacionamentos com clientes? Os colaboradores também não possuem perfil nessas redes? E o que eles andam falando lá da empresa na qual trabalham?

Com a explosão das mídias sociais e a possibilidade de difundir informações com muito mais facilidade, é preciso que os colaboradores compreendam o seu papel nessas mídias e saibam muito claramente o que podem ou não divulgar. Uma informação que, postada ingenuamente, vaze pode tornar-se um case desastroso para a empresa. Por isso, é importante não que ela monitore os perfis dos colaboradores, mas que os faça entender que tudo que eles postam nessas mídias são também peças do quebra cabeça da imagem da corporação.

As mídias sociais também podem ser utilizadas internamente, por serem um pouco mais informais e descontraídas, permite que os funcionários aproximem-se e também pode ajudar a agilizar os processos de comunicação interna entre funcionários.

Algumas sugestões?

Criar um blog corporativo, no qual os colaboradores poderão ler textos breves e com linguagem dinâmica, interagir com comentários e receber feedback. No twitter, já é possível "listar" seguidores, então porque não criar uma lista de funcionários e fazer tweets direcionados?

Existe também uma plataforma chamada Ning, na qual é possível criar a sua própria rede social. Caso a organização não queira se expor no Orkut ou no Facebook (embora hoje já seja possível criar comunidades nas quais a entrada de participantes é controlada), ela pode criar a sua própria rede e divulgar internamente.

A inserção da organização em uma rede social precisa ser bem planejada e estruturada, pois ela não faz sentido se não há interação organização-público. Não podemos nos esquecer, é claro, de que as redes devem ser monitoradas e sua efetividade, mensurada.

Fontes:
http://www.estudiodecomunicacao.com.br/blogestudio/blogs-corporativos/redes-sociais-e-a-comunicacao-interna

http://br.hsmglobal.com/notas/57725-quatro-papeis-da-comunicacao-empresarial-nas-midias-sociais

Autoras: Fernanda Wolf e Renata Torres

0 comentários:

Postar um comentário

 

Labels

Followers