No Blog do André Said , vimos um ponto crucial para o planejamento da comunicação interna: Relevância nas mensagens.
Com a quantidade de informação que recebemos diariamente, filtramos as mais importantes para a compreensão, enquanto as outras são descartadas e esquecidas.
De nada adianta um jornal com um visual moderno, ou um totem informativo, se a mensagem fornecida por estes não são apreciadas por seus leitores. Parece óbvio ao falar desta maneira, mas devemos pensar que nem sempre o que é relevante para nós, será para os colaboradores.
Como fazer então?
Algumas mensagens devem ser passadas por esses meios, e como passá-las de forma a serem ouvidas?
O mais importante de identificar nessas horas é : "Quem é o público interno da organização?"
são trabalhadores de que idade? aonde vivem? em que trabalham ? qual sua formação? quais suas preferências?
A partir desse levantamento devemos selecionar a melhor maneira de informa-los, e a linguagem mais adequada. Desse modo, garantimos maior efetividade em nossas ações de comunicação e em nossas mensagens, fazendo com que elas realmente sejam captadas e compreendidas.
De acordo com Said "Não devemos vender o tijolo, mas sim a possibilidade de uma casa"
Autoras: Caroline e Rosely
5 comentários:
Muito bom o texto, mas PARÉCE que falta algo.
MATEUS
Muito bom. Sem planejamento tudo vai sendo simplesmente passado pra frente sem a ideia de que está suficientemente bom ou não para ser lido.
Olá Mateus, já corrigimos o texto. Obrigada por sua observação e continue sempre visitando o nosso blog!
Gláucia
Não há como discordar do texto. Com toda certeza, deve-se sempre preocupar com a informação a ser passada no ato da comunicação e, ainda mais importante, com o público-alvo. Dessa forma, o processo de comunicação obterá êxito e a comunicação interna fluirá (pelos canais previamente estabelecidos) sem ruídos - através de mensagens inteligíveis.
Pedro Ramos
O blog tá muito legal, adorei!
Vou sempre visitar aqui. É sempre bom saber novidades da área! :)
Arthur Zampolli
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