Hello Guest! Welcome to our Website.
Something you might want to know about us.
Don't be hesitated to contact us if you have something to say.

Vocês já pensaram nos significados conotativos das palavras colaborador e empregado?!

| | sexta-feira, 13 de agosto de 2010
|

Antigamente as empresas chamavam os que para ela trabalhavam de funcionários ou empregados, palavras que sempre remeteram à pessoas que trabalham para o negócio de um chefe, somente mão-de-obra mesmo, força de trabalho, produzindo para o lucro dos donos da empresa. Isso mostrava a tamanha falta de voz, opinião e direito de tomada de decisão que essas pessoas tinham dentro de seus empregos.
Sabemos que, com o passar dos anos isso mudou, os “patrões” foram percebendo que quanto mais engajados, motivados e envolvidos seus “funcionários” estivessem mais eles produziriam, não só pela qualidade de vida que adquirem, mas também por se sentirem parte do negócio. A partir desse momento as empresas começam a perceber que elas não podiam ter “meros” empregados, que só obedecem, elas precisavam transformá-los em colaboradores. Logicamente, hoje ainda, tem muitas empresas que não perceberam isso.

Colaborador faz parte da empresa, colabora com o negócio, pois está envolvido nele, ele não trabalha só pelo lucro do patrão, mas porque acredita no lugar onde está, nos seus objetivos e princípios. Tem voz, fala e é ouvido. OK, sabemos que isso tudo não acontece na grande maioria dos casos, mas era o que DEVERIA, em tese acontecer, mas isso é assunto para outro post. Assim, a mudança de nomenclatura para designar quem trabalha para as empresas mudou, pois os papéis mudaram.

Fazendo um gancho com o post anterior da Intranet, é importante ressaltar que nós, RPs que trabalhamos com Comunicação Interna, devemos lembrar que estamos falando com COLABORADORES. Pessoas que querem saber coisas específicas, querem crescer, aprender, se motivar e nós devemos dar a chance disso, usando nossos meios de comunicação, sabendo efetivamente o que eles querem. Errado é pensar que o que achamos interessante é interessante para quem trabalha conosco.

Autoras: Amanda Salomão e Laura Vitto


0 comentários:

Postar um comentário

 

Labels

Followers