Hello Guest! Welcome to our Website.
Something you might want to know about us.
Don't be hesitated to contact us if you have something to say.

Escolha dos Meios de Comunicação Interna

| | terça-feira, 8 de junho de 2010
|

Sabemos que alguns dos objetivos da comunicação interna são: promover a troca de informações, unificar e difundir os valores da organização, informar os funcionários sobre qual o seu papel na organização, sua importância, trabalhar a imagem da organização, registrar fatos e acontecimentos (memória empresarial) e trabalhar com canais de feedbacks fazendo com que estes sejam vistos pelos colaboradores como meios confiáveis. Para o sucesso deste trabalho, é necessário traçar um plano de comunicação, este direcionará os caminhos a serem seguidos, para se colocar em prática. O planejamento estuda, entre outras coisas, quais os melhores meios a serem utilizados para que esse trabalho não se perca diante de todas as demandas que podem acontecer em uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Avaliação da cultura empresarial é um grande passo para conhecer o direcionamento das mensagens, bem como os canais que serão recebidos de uma maneira favorável, por todos os níveis de colaboração existentes na organização. Esses só podem ser percebidos e entendidos se for realizado um conhecimento de todos os colaboradores, seria uma “categorização”, ou seja, qual a necessidade de cada um, suas principais características, em que âmbito organizacional estão inseridos, quais suas metas e atividades e suas principais curiosidades.
Realizando essas etapas, pode-se começar a pensar em quais meios da comunicação serão utilizados para informar o público interno, podendo ser: jornal, revistas, e-mail, intranet, memorandos internos, murais, encontros de departamentos e anuais, reuniões periódicas, face a face, cursos, treinamentos e vídeos corporativos. Nada impede que a organização utilize mais de uma dessas ferramentas, cada meio atende a um objetivo, um público e a escolha, depende das necessidades detectadas nas etapas anteriores.
Veja alguns exemplos a baixo:

Na próxima postagem comentaremos sobre: a utilização dos meios digitais e sua atualização no time certo, a formulação da mensagem além do link para a aula on-line na qual nos embasamos para fazer nossos comentários.


Autoras: Amanda e Laura




2 comentários:

Karina disse...

Parabéns pela matéria abordada. Foi de grande valia para minha apresentação, cujo tema é "Novas Formas da Comunicação Interna". Valeu.

Unknown disse...

horrivel ve se logo que a informação tirada e copy paste

Postar um comentário

 

Labels

Followers