Hello Guest! Welcome to our Website.
Something you might want to know about us.
Don't be hesitated to contact us if you have something to say.

Case de sucesso: Samarco

| | quinta-feira, 13 de maio de 2010
|


Por meio do case da Samarco elaborado no ano de 2000 (vide link: http://www.sinprorp.org.br/Premio/premio01-3.htm), podemos comprovar a importância do conhecimento profundo e detalhado da organização para fazer um bom planejamento de comunicação interna, e como a liderança deve estar envolvida nesse processo. Como Jonh Kotler apresenta nos seus estudos, o que faz as pessoas mudarem de atitude na organização 55% depende do comportamento da liderança; 30% do ambiente organizacional e 15% dos veículos internos utilizados.

Desvendar todas as estruturas, hábitos, estilos, ritos, valores e etc, da empresa nos dão o caminho para transmitir os processos que, compõe e envolvem a organização, de forma clara para os colaboradores de uma empresa de grande porte. Esse conhecimento possibilita nos unificar o discurso das diversas culturas que alí estão – fazer que ela, macro cultura, seja internalizada/absorvida depende muito do conhecimento total dessa cultura pelas lideranças de cada público, de acordo com os seus nichos na organização e, também de um todo. Além, de casar esse principal elemento com os meios de comunicação interna.

No case “Programa de Gestão da Comunicação Interna da Samarco”, pode-se perceber, claramente, o conhecimento detalhado de cada parte da empresa para elaborar todas as estratégias usadas que envolveram as lideranças internas - diretoria até supervisão -desde a fase de diagnóstico, passando pela discussão e validação do programa e culminando com a condução conjunta do processo, que é feita pela Gerência Corporativa de Comunicação Empresarial e pelas Lideranças.


Autoras: Amanda Salomão e Laura Vitto

0 comentários:

Postar um comentário

 

Labels

Followers