Hello Guest! Welcome to our Website.
Something you might want to know about us.
Don't be hesitated to contact us if you have something to say.

Por onde começar?

| | terça-feira, 4 de maio de 2010
|


Depois de compreendermos a importância da comunicação interna e seu papel, nos perguntamos: por onde começar seu planejamento? O primeiro passo, defendido por quase todos os estudiosos de Comunicação é : compreender o interlocutor.

Em uma entrevista para o canal RH.com.br, Paulo Nassar, diretor executivo da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), disse o seguinte:

"Conhecer os públicos organizacionais é o ponto zero de qualquer planejamento comunicacional excelente. “Quais são os públicos estratégicos da minha organização?” é a pergunta mãe. Quando se fala em público interno, é preciso conhecer a forma como esse público atualmente se educa, estrutura a sua família, comunica-se, mora. O público interno precisa ser visto como sujeito e não como objeto, como algo passivo, simples receptor de informações importantes para a gestão."

Para que a comunicação interna seja eficiente, é preciso saber, por exemplo, se o seu público interno acessa mais a intranet ou prefere receber informações em material impresso. São estudos, análises e pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença em como esses colaboradores serão impactados e no quanto irão absorver das informações divulgadas. Assim é possível criar uma comunicação democrática, na qual o colaborador se sente envolvido, não apenas um discurso "chapa branca".

Existem várias formas de verificar as necessidades e preferências do público interno. Uma delas foram as utilizadas no Planejamento de Comunicação Interna da Samarco, uma empresa produtora de minério de Ferro. Eles levaram em consideração, para elaborar o plano, indicadores da Pesquisa de Clima Organizacional e um Seminário de Avaliação Qualitativa da Comunicação Interna pelas Lideranças – Diretoria, Gerentes e Chefes de Departamento. Esse planejamentou foi vencedor de prêmios em 2001.



Fontes: http://www.umtoquedemotivacao.com/comunicacao/comunicacao-combina-com-democracia/
http://www.portal-rp.com.br/pop/publicointerno/2001_03.htm

Autoras: Fernanda Wolf e Renata Torres

0 comentários:

Postar um comentário

 

Labels

Followers