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RP e os princípios e metas do planejamento organizacional

| | quinta-feira, 6 de maio de 2010
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O Profissional de Relações Públicas entre muitas de suas funções, possui o papel fundamental de promover, de maneira ética, o conhecimento organizacional para todos os públicos da organização. Com foco nos colaboradores, é preciso garantir que todos estejam alinhados à missão da empresa e assim trabalhem para alcançar seus objetivos.

O trabalho com o público interno se inicia no planejamento organizacional definindo os princípios e as metas a serem alcançadas pela empresa como um todo. Feito isso, cabe ao profissional de RP disseminar as informações do plano (visão, valores, políticas) da melhor maneira, a fim de fazer o funcionário “vestir a camisa”, sentir-se engajado, e estar sempre atualizado com relação aos rumos da organização. Analisando todos os setores da organização, a área de comunicação pode avaliar quais são os melhores instrumentos a serem utilizados para que as mensagens sejam transmitidas aos colaboradores de forma clara, objetiva, com um discurso único e assim seja assimilada por todos.

O livro “Relações Públicas o guia completo” traz uma citação interessante sobre a comunicação com os colaboradores, do especialista na área Richard Bevan:
“A comunicação é mais que símbolos e mensagens. É o processo vital pelo qual uma organização sobrevive, adapta-se e prospera. As comunicações com funcionários podem ser verbais ou escritas, pessoalmente ou a distância, individuais ou em grupo, visuais ou eletrônicas. As pessoas se comunicam continuamente com clientes, com outros públicos externos, com seus pares nos ambiente de trabalho, com a gerência. Elas falam e ouvem. Aconselham e reagem; desenvolvem idéias, atitudes e geram fidelidade.”

Muitos estudos já foram feitos com base no público interno e constatou-se que funcionários motivados trabalham de maneira mais eficaz, com o intuito de trazer resultados melhores e consequentemente aumentarem a lucratividade da empresa. Além disso, a satisfação dos colaboradores os torna mais receptivos a eventuais mudanças que abordem aspectos culturais, ou seja, mudanças que precisam de ações específicas para que sejam efetivadas.



FONTE:
MARCONI, Joe - Relações Públicas o Guia Completo (O poder Interno) - 2009

Autoras: Fernanda Wolf e Renata Torres

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