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Modernidade e inovação em produtos...e a comunicação?

| 1 comentários | quinta-feira, 27 de maio de 2010
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Um texto do site Nós da Comunicação conta um case bastante curioso. Ele fala de uma experiência de Benchmark na China há algum tempo, um pouco mal sucedida, eu acrescentaria.

Paulo Henrique Soares, escritor do artigo, conta que a modernidade e inovação em produtos chineses podem ser inversamente comparada a sua comunicação Interna. Tanto nas ruas , onde a comunicação muitas vezes é mal compreendida ( fato que o levou a se perder diversas vezes e receber orientações erradas) tanto nas organizações.

Ao perguntar sobre comunicação com colaboradores, o presidente da empresa falou calmamente que eles não possuíam isso na empresa, já que os funcionários deveriam apenas entrar, produzir, e ir embora, e que nada importava a motivação com que estes fazem o seu trabalho.

Esse texto faz pensar: essa prática, considerada ultrapassada, ainda está sendo utilizada por empresas de grande porte? As organizações já se importam realmente com o bem-estar de seus colaboradores? Esse mostra que não, ainda há muito trabalho a ser realizado para a conscientização da necessidade de criar um ambiente agradável para seus colaboradores. Mais do que isso, é preciso implantar a comunicação de forma transparente e direcionada, pois de nada adianta a comunicação sem credibilidade e entendimento. Uma comunicação deste modo nos faz ficar igual ao Paulo Henrique Soares na China: Perdidos, sem informação e dando voltas sem chegar a lugar algum.


Escrito por: Caroline e Rosely

Prêmio TopBlog

| 0 comentários | quarta-feira, 26 de maio de 2010
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O Planejarte foi indicado para o prêmio TopBlog 2010, que é uma forma reconhecer e premiar blogs mais populares e com melhores informações técnicas em diversas categorias como: comunicação,sustentabilidade, tecnologia, etc...

Para conhecer mais sobre o prêmio, acesse: http://www.topblog.com.br/2010/


Ficamos muito felizes e agradecemos a indicação! Continuaremos nos dedicando para trazer novidades e informações interessantes sobre planejamento de comunicação interna.

Equipe Planejarte


Get Follow - evento sobre redes sociais na UFRGS

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Recebemos um convite muito gentil de estudantes da Universidade do Rio Grande do Sul para ir assistir um evento que discutirá as redes sociais como estratégia de comunicação, no dia 10 de junho. Participará do debate, Fábio Bebber, da My Image, empresa que trabalha na gestão de políticos dentro do cyberespaço.

Infelizmente não poderemos ir, mas ainda assim fazemos questão de divulgar aqui no blog!
As inscrições terão o custo de 1 kg de alimento não perecível (entregue na hora do credenciamento) e serão feitas por e-mail, a partir de 1º de junho, para getfollow@gmail.com.

Para mais informações, acesse o blog (www.getfollow.blogspot.com), siga @get_follow no Twitter ou entre em contato com a produção do evento, pelo telefone (51) 9899-8396.


Em breve, faremos um post sobre as mídias sociais como veículo de comunicação interna! Aguardem!

Corpo a corpo para a comunicação interna

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Os índices que apontam a preferência dos colaboradores para ações de face to face no diálogo entre a empresa e seus colaboradores chamam a atenção.Apesar de a utilização de ferramentas impressas ser ainda a mais comum , é possível perceber a tendência é cada vez maior para as ações face to face, de contato direto e pessoal que trazem o engajamento dos colaboradores.
Se nos treinamentos, planejamentos ou ações de fundo comportamental e cultural, o diálogo entre eles e a organização for feito diretamente com a liderança e/ou a diretoria a aceitação é muito maior.


Em um artigo publicado no site da Aberje, Elisa Prado, diretora de comunicação da Tetra Pak, comenta um estudo realizado nos EUA, no Canadá e na Inglaterra com cerca de 15 mil funcionários.Os resultados apontam que 90% dos funcionários dão mais credibilidade às informações passadas diretamente pelas chefias imediatas e num segundo plano, as que são passadas pela alta direção da empresa.


A gestão da Comunicação Interna precisa perceber esse movimento, e tentar ao máximo adequar sua comunicação com as tendências. Afinal de contas, são os próprios colaboradores dizendo o que os atinge e agrega credibilidade às informações. Impossível ignorar, não?

Autoras: Rosely e Caroline


Barreiras no planejamento da Comunicação Interna

| 0 comentários | quinta-feira, 20 de maio de 2010
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Além das dificuldades da comunicação interna, expostas anteriormente, encontramos barreiras que prejudicam a atuação e a eficácia da área na empresa. Estes ruídos, como também são chamadas, podem ser classificados como gerais ou comuns e específicos. Estas barreiras são geradas por problemas no ambiente organizacional, ou mesmo pelas próprias pessoas que podem ajudar ou dificultar a comunicação interna.

Em relação ao ambiente as barreiras são barulhos gerados pela própria infra-estrutura e maquinário da empresa, que podem dificultar a transmissão informação. Quando ocorrer o planejamento das ações deve-se levar em conta a linguagem do público, para que os receptores entendam a mensagem a ser passada. Além de preocupar-se em transpor todas as informações necessárias, sem exagerar na quantidade de conteúdo.


Os ruídos pessoais são relacionados à cultura, crença e valores das pessoas que estão envolvidas nessa comunicação, pois podem dificultar na compreensão ou transmissão da mensagem, sendo passada de uma forma errada ou distorcida.

Para que seja feito um planejamento da comunicação interna é necessário avaliar todos essas barreiras, para que o conteúdo da mensagem seja passado de uma forma clara, objetiva e interessante para todos os públicos que ela está destinada.



Fonte: KUNSCH, Margarida - Planejamento de relaçőes públicas na comunicação integrada - 2002.



Autoras: Giulia Moraes e Gláucia Mendes


Desafio da comunicação nas organizações atuais

| 0 comentários | terça-feira, 18 de maio de 2010
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Atualmente, as empresas têm passado por grandes desafios até alcançar com o objetivo de conseguir um lugar de destaque no mercado. Estamos diante de um novo cenário na comunicação organizacional, e é relevante levantarmos esta questão, pois este assunto está cada vez mais em destaque na mídia.

A princípio a comunicação organizacional é consolidada a partir de uma forte visão estratégica da organização, e deve ser executada de maneira que possa permitir dos interesses de acordo com a missão e valores da empresa. Deve também, articular e integrar vários tipos de linguagem, construindo um modo de se comunicar que seja entendido por todos.

Desta maneira, aquela empresa que se volta para as transformações políticas, sociais, tecnológicas, culturais, econômicas e etc, que ocorrem não apenas em seu país como também em todos os outros países do mundo. Isso mostra que ela vai muito mais além do que o seu próprio negócio e se envolve também em outros segmentos, faz como que conheça diversos assuntos e têm a possibilidade de relacionar-se de uma maneira cada vez melhor com seus públicos.

As características da organização mudam de negócio para negócio, porém é importante valorizar a sua própria cultura. A realização de uma comunicação para ser eficaz, deve ser transparente, participativa e definitivamente, deve estimular a todos.

Essa comunicação conhecida também como “moderna”, no atual cenário global deve ser ajustada conforme o ambiente da empresa e a coesão interna é um fator primordial. Pois, o importante hoje não é mais conhecer somente a alma do negócio, o objetivo é proporcionar aos públicos, as informações pertinentes da empresa de maneira em que todos seus públicos se sintam envolvidos.

Autoras: Giulia Moraes e Gláucia Mendes

Case de sucesso: Samarco

| 0 comentários | quinta-feira, 13 de maio de 2010
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Por meio do case da Samarco elaborado no ano de 2000 (vide link: http://www.sinprorp.org.br/Premio/premio01-3.htm), podemos comprovar a importância do conhecimento profundo e detalhado da organização para fazer um bom planejamento de comunicação interna, e como a liderança deve estar envolvida nesse processo. Como Jonh Kotler apresenta nos seus estudos, o que faz as pessoas mudarem de atitude na organização 55% depende do comportamento da liderança; 30% do ambiente organizacional e 15% dos veículos internos utilizados.

Desvendar todas as estruturas, hábitos, estilos, ritos, valores e etc, da empresa nos dão o caminho para transmitir os processos que, compõe e envolvem a organização, de forma clara para os colaboradores de uma empresa de grande porte. Esse conhecimento possibilita nos unificar o discurso das diversas culturas que alí estão – fazer que ela, macro cultura, seja internalizada/absorvida depende muito do conhecimento total dessa cultura pelas lideranças de cada público, de acordo com os seus nichos na organização e, também de um todo. Além, de casar esse principal elemento com os meios de comunicação interna.

No case “Programa de Gestão da Comunicação Interna da Samarco”, pode-se perceber, claramente, o conhecimento detalhado de cada parte da empresa para elaborar todas as estratégias usadas que envolveram as lideranças internas - diretoria até supervisão -desde a fase de diagnóstico, passando pela discussão e validação do programa e culminando com a condução conjunta do processo, que é feita pela Gerência Corporativa de Comunicação Empresarial e pelas Lideranças.


Autoras: Amanda Salomão e Laura Vitto

C.I. + Gestão é a receita certa!

| 0 comentários | quarta-feira, 12 de maio de 2010
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Outra coisa muito importante para a excelência no planejamento da comuncação interna, além do conhecimento por todos os ângulos do público interno, citado em posts anteriores, é o conhecimento profundo e analítico da estrutura organizacional: sua cultura, ritos, hábitos, princípios, valores, políticas, estrutura interna, modelo de gestão, a própria disponibilidade do escritório, fábrica, enfim sua estrutura propriamente dita, não envolvendo, nesse momento, o trabalho humano.

Esse conhecimento aprofundado e minucioso é importante para que o planejamento esteja alinhado com o "mundo" dessa organização. Se não soubermos como acontecem os processos, não obteremos os resultados pretendidos, não passaremos as ideias certas para os colaboradores - não alinharemos os discursos. Enfim, nosso trabalho não será bem feito, o negócio não evoluirá no sentido pretendido, nem alcançará suas metas e, funcionários insatisfeitos e desmotivados "brotarão" por toda parte.

Como já vimos anteriormente, o papel da comunicação interna é engajar os colaboradores na organização, e possibilitando o conhecimento 360º da empresa em que trabalham fazemos com que entendam as metas, propostas e objetivo da mesma. O alcance destes elementos são de maior interesse dos gestores. Pautado nisso, podemos verificar a importância de engajar os gestores na comunicação interna.

Interessados e cientes do valor de uma comunicação bem estrutura, sistematizada, ativa, os gestores tem um contato face to face (valorização do ser humano no ambiente organizacional) com todos os colaboradores. O que gera uma troca de informações, melhor entendimento dos princípios que regem a organização, resultando na motivação de todos - maior e melhor produtividade = metas atingidas.

Como comprova Luiz Antônio Gaulia, jornalista e publicitário, especialista em Comunicação Empresarial e professor convidado da ESPM Rio na disciplina Comunicação & Desenvolvimento, no artigo "Comunicação Interna como ferramenta de gestão?". Acesse o link:




Autoras: Amanda Salomão e Laura Vitto

RP e os princípios e metas do planejamento organizacional

| 0 comentários | quinta-feira, 6 de maio de 2010
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O Profissional de Relações Públicas entre muitas de suas funções, possui o papel fundamental de promover, de maneira ética, o conhecimento organizacional para todos os públicos da organização. Com foco nos colaboradores, é preciso garantir que todos estejam alinhados à missão da empresa e assim trabalhem para alcançar seus objetivos.

O trabalho com o público interno se inicia no planejamento organizacional definindo os princípios e as metas a serem alcançadas pela empresa como um todo. Feito isso, cabe ao profissional de RP disseminar as informações do plano (visão, valores, políticas) da melhor maneira, a fim de fazer o funcionário “vestir a camisa”, sentir-se engajado, e estar sempre atualizado com relação aos rumos da organização. Analisando todos os setores da organização, a área de comunicação pode avaliar quais são os melhores instrumentos a serem utilizados para que as mensagens sejam transmitidas aos colaboradores de forma clara, objetiva, com um discurso único e assim seja assimilada por todos.

O livro “Relações Públicas o guia completo” traz uma citação interessante sobre a comunicação com os colaboradores, do especialista na área Richard Bevan:
“A comunicação é mais que símbolos e mensagens. É o processo vital pelo qual uma organização sobrevive, adapta-se e prospera. As comunicações com funcionários podem ser verbais ou escritas, pessoalmente ou a distância, individuais ou em grupo, visuais ou eletrônicas. As pessoas se comunicam continuamente com clientes, com outros públicos externos, com seus pares nos ambiente de trabalho, com a gerência. Elas falam e ouvem. Aconselham e reagem; desenvolvem idéias, atitudes e geram fidelidade.”

Muitos estudos já foram feitos com base no público interno e constatou-se que funcionários motivados trabalham de maneira mais eficaz, com o intuito de trazer resultados melhores e consequentemente aumentarem a lucratividade da empresa. Além disso, a satisfação dos colaboradores os torna mais receptivos a eventuais mudanças que abordem aspectos culturais, ou seja, mudanças que precisam de ações específicas para que sejam efetivadas.



FONTE:
MARCONI, Joe - Relações Públicas o Guia Completo (O poder Interno) - 2009

Autoras: Fernanda Wolf e Renata Torres

Por onde começar?

| 0 comentários | terça-feira, 4 de maio de 2010
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Depois de compreendermos a importância da comunicação interna e seu papel, nos perguntamos: por onde começar seu planejamento? O primeiro passo, defendido por quase todos os estudiosos de Comunicação é : compreender o interlocutor.

Em uma entrevista para o canal RH.com.br, Paulo Nassar, diretor executivo da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), disse o seguinte:

"Conhecer os públicos organizacionais é o ponto zero de qualquer planejamento comunicacional excelente. “Quais são os públicos estratégicos da minha organização?” é a pergunta mãe. Quando se fala em público interno, é preciso conhecer a forma como esse público atualmente se educa, estrutura a sua família, comunica-se, mora. O público interno precisa ser visto como sujeito e não como objeto, como algo passivo, simples receptor de informações importantes para a gestão."

Para que a comunicação interna seja eficiente, é preciso saber, por exemplo, se o seu público interno acessa mais a intranet ou prefere receber informações em material impresso. São estudos, análises e pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença em como esses colaboradores serão impactados e no quanto irão absorver das informações divulgadas. Assim é possível criar uma comunicação democrática, na qual o colaborador se sente envolvido, não apenas um discurso "chapa branca".

Existem várias formas de verificar as necessidades e preferências do público interno. Uma delas foram as utilizadas no Planejamento de Comunicação Interna da Samarco, uma empresa produtora de minério de Ferro. Eles levaram em consideração, para elaborar o plano, indicadores da Pesquisa de Clima Organizacional e um Seminário de Avaliação Qualitativa da Comunicação Interna pelas Lideranças – Diretoria, Gerentes e Chefes de Departamento. Esse planejamentou foi vencedor de prêmios em 2001.



Fontes: http://www.umtoquedemotivacao.com/comunicacao/comunicacao-combina-com-democracia/
http://www.portal-rp.com.br/pop/publicointerno/2001_03.htm

Autoras: Fernanda Wolf e Renata Torres

 

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